Negócios da Editora Abril na educação privada

Donos da [revista] Veja prosperam no mercado de livros didáticos e compram redes de ensino

Fonte: Adufrj, p. 8

Fonte: Adufrj

Fonte: Adufrj

A agressividade ideológica da Revista Veja, o panfleto ultraconservador e principal publicação da Editora Abril, é movida pela defesa dos privilégios e da barbárie do capitalismo no plano geral, mas não só. Agora se sabe que a truculência editorial com que a revista trata de temas específicos, especialmente quando o assunto é educação, é inspirada pelos interesses imediatos dos negócios dos seus donos. A Abril Educação, o braço de negócios da Editora Abril para o segmento de produção e comercialização de livros didáticos, acaba de comprar a Maxiprint Gráfica e Editora Ltda.

A Maxiprint, segundo o blog do jornalista Luis Nassif, “atua no segmento de criação, desenvolvimento e comercialização de sistemas de ensino voltados à educação infantil, ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e educação de jovens e adultos”. Ainda de acordo com a mesma fonte, o valor do negócio foi de R$ 43 milhões e a Abril garbosamente declara que, com a aquisição, passará a atender mais 85 mil alunos através das 343 escolas usuárias do Sistema Maxi de Ensino em todo o território nacional. E a empresa diz mais: o negócio fortalece a sua atuação no mercado de sistema de ensino com um produto didático complementar aos que já oferece hoje através dos sistemas Anglo e SER.

No início deste ano, a Abril Educação já havia ido às compras e adquiriu o Curso pH e o Colégio pH, aqui no Rio de Janeiro. São 6.600 estudantes nessas duas instituições. Quase ao mesmo tempo, a Abril Educação comprou 53% das ações do Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), em São Paulo. Em julho de 2010, o Grupo Abril anunciou a compra do Anglo, uma rede de educação especializada em cursos preparatórios para o vestibular. À época, a Abril Educação já havia se tornado a segunda maior empresa do setor no país e a previsão de faturamento para 2010 era de cerca de R$ 500 milhões. A Família Civita e o Grupo Abrilpar, liderados pelo empresário e editor Roberto Civita, e o fundo BR Educação, liderado pelo empresário Paulo Guedes, controlam a Abril Educação. Detêm ainda as Editoras Ática e Scipione e controlam o Sistema de Ensino SER e o Curso e Sistema de Ensino Anglo.

Em abril deste ano, o Jornal da Adufrj reproduziu artigo assinado pelos professores Gaudêncio Frigotto, Zacarias Gama, Eveline Algebaile, Vânia Cardoso da Mota e Hélder Molina. O texto era um repúdio a artigo de Gustavo Ioschpe, um desses “especialistas” recrutados pelos veículos das grandes corporações da mídia brasileira. O texto indigente assumia no título a sua natureza – “Hora de peitar os sindicatos”.

Num trecho do artigo dos professores está dito: “O que trafega nessa grande mídia, no mais das vezes, são artigos de prepostos da privataria, cheios de clichês adornados de cientificismo para desqualificar, criminalizar e jogar a sociedade contra os movimentos sociais defensores dos direitos que lhes são usurpados, especialmente contra os sindicatos que, num contexto de relações de superexploração e intensificação do trabalho, lutam para resguardar minimamente os interesses dos trabalhadores.”

Deja aquí tú opinión

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *